Estimativa de custos

A estimativa de custos tem como base, custos históricos e comparação com projetos similares. Ela dá uma ideia aproximada da ordem de grandeza do custo de um empreendimento. No caso de obras convencionais um indicador bastante usado é o custo do m² construído obtido através do CUB.

Custo Unitário Básico (CUB/m²)

O CUB é um indicador da construção civil, ele tem como função determinar o custo básico da Construção Civil, de forma a regular o mercado imobiliar, assegurando assim os compradores em potencial um parâmetro de comparação com a realidade dos custos.

Tal indicador teve inicio em 16 de dezembro de 1964, a partir da Lei Federal 4.591, especificado no artigo 54 e complementado no 53, primeiro inciso:

“Art. 54: Os sindicatos estaduais da indústria da construção civil ficam obrigados a divulgar mensalmente, até o dia 5 de cada mês, os custos unitários de construção a serem adotados nas respectivas regiões jurisdicionais, calculados com observância dos critérios e normas a que se refere o inciso I, do artigo anterior.

Art. 53. O Poder Executivo, através do Banco Nacional da Habitação, promoverá a celebração de contratos com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (A.B.N.T.), no sentido de que esta, tendo em vista o disposto na Lei nº 4.150, de novembro de 1962, prepare, no prazo máximo de 120 dias, normas que estabeleçam, para cada tipo de prédio que padronizar:

I – critérios e normas para cálculo de custos unitários de construção, para uso dos sindicatos, na forma do art. 54; “
“Atualmente a norma que define os cálculos do CUB é a NBR 12721:2006”

A coleta de dados para a elaboração do CUB é realizada pesquisando os salários e preços de materiais e mão-de-obra, despesa administrativas e equipamentos previstos na NBR-12.721:2006, através de uma amostra de várias empresas da região em questão. Após isso é utilizado a tabela de Student para o tratamento estatístico.

O cálculo é realizado por metro quadrado, e é a somatória dos preços x pesos dos insumos, para cada especificação. Tais especificações são classificadas, por padrão de acabamento e o número de pavimentos:

R:Residencial
Pavimentos: 1, 4, 8 e 16
Padrão de acabamento: baixo, normal e alto.

C:Comercial
Pavimentos: 8 e 16
Padrão de acabamento: normal e alto.

GI:Galpão Industrial

RP1Q: Residência Popular 1 Quarto

Assim, os tipos de CUB Residencial previstos na norma atingem 11 especificações.
Em suma, o objetivo do CUB é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, de forma a servir como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Além disso como tal indicador já possui 40 anos de existência, possui uma alta credibilidade, e a sua evolução relativa também tem sido utilizada como indicador macroeconômico dos custos do setor da construção civil. De forma que publicada mensalmente, a evolução do CUB/m² demonstra a evolução dos custos das edificações de uma forma geral.

Para ainda mais informações visite o site da Sinduscon CE:

http://sindusconce.com.br/cub/

 

Texto: Manoel Simões