Conceitos importantes de Topografia Aplicada a Engenharia

Texto: Rafael Figueiredo

A definição epistemológica da palavra “Topografia”, surge da derivação das palavras gregas “topos” que significa lugar e “graphen” que quer dizer descrever.  Dessa forma podemos dizer que se trata da descrição minuciosa de determinado lugar, mais especificamente, do estudo detalhado das condições de uma porção da superfície terrestre, a fim de usar os dados obtidos como base para elaboração dos diversos projetos de obras de engenharia.

A mesma tem por finalidade determinar todas as características pertinentes a uma superfície terrestre limitada, como o contorno, a posição relativa e as dimensões dos diversos elementos que a compõe, sejam estes naturais ou artificiais. Para fazer isto, é desconsiderada a curvatura devido à esfericidade da Terra, sendo assim, limita-se a pequenas porções (cerca de 30 Km de raio); pode-se dizer então que esta é apenas uma parte componente da Geodésia, que por sua vez leva em consideração a curvatura terrestre e que, portanto, se trata de uma ciência mais complexa.

  • Métodos:

A representação da superfície (terreno) é feita pela “Projeção Ortogonal Cotada”. Ou seja, não apenas os limites da superfície são retratados, mas sim todas as suas particularidades naturais ou artificiais serão projetadas em um plano horizontal, recebendo então o nome de plano topográfico. A imagem a seguir ilustra essa situação.

 Plano Topográfico. http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost01.pdf


Plano Topográfico. http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost01.pdf

  • Divisão:

            Os levantamentos topográficos podem ser subdivididos nas seguintes categorias:

Levantamento Planimétrico: preocupa-se em descrever a superfície de forma bidimensional, projetando-se os pontos e as feições do terreno em um plano. Para tanto se utiliza da poligonação, ou seja, a criação de uma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e as direções das mesmas, obtidos do levantamento feito em campo, percorrendo-se o contorno do terreno estudado definido por um itinerário de pontos e um ponto de referência.

Poligonal aberta. http://www.ft.unicamp.br/~mgarrido/Gerais/5Levant_Top_Planimet.ppt

Poligonal aberta. http://www.ft.unicamp.br/~mgarrido/Gerais/5Levant_Top_Planimet.ppt

Poligonal fechada. http://www.ft.unicamp.br/~mgarrido/Gerais/5Levant_Top_Planimet.ppt

Poligonal fechada. http://www.ft.unicamp.br/~mgarrido/Gerais/5Levant_Top_Planimet.ppt 

 

Levantamento Altimétrico: descreve e determina a posição dos elementos que compõe o terreno em relação a um plano de referência vertical ou de nível. Também chamado de nivelamento, pode ainda ser entendido pelo conjunto de operações realizadas a fim de determinar as distâncias verticais entre os diversos pontos da superfície. Um exemplo desse tipo de procedimento é a determinação das curvas de nível, representadas na imagem a seguir.

Curvas de nível. http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost03.pdf

Curvas de nível. http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost03.pdf

Levantamento Planialtimetrio: é a aplicação conjunta das duas formas anteriores. Ressalta-se que a escolha do tipo de levantamento depende da especificação do projeto. Assim, determinado projeto pode exigir a aplicação de um ou outro tipo de levantamento.

Estes métodos formam ainda a base para os demais trabalhos topográficos, como a determinação de áreas e de volumes fundamentais em obras com movimentação de terra, por exemplo.

 

 

Obras com aplicações da Topografia. http://wwwo.metalica.com.br/

Obra com aplicação da Topografia. http://wwwo.metalica.com.br/

  • Importância:

A topografia se mostra de grande importância para a engenharia, uma vez que é a base para qualquer projeto independentemente da obra a ser realizada, desde o anteprojeto até a locação do projeto definitivo. É por meio da topografia que se conhece com a precisão necessária os valores das distâncias, dos ângulos horizontais e verticais necessários para execução das diversas obras de engenharia.  São exemplos destas: as obras viárias, edifícios, sistemas de água e esgoto, drenagem, dentre outros. Por se tratar de um estudo base para a realização das atividades, contribui significativamente com o orçamento da obra, uma vez que um levantamento topográfico mal realizado, com falhas no nivelamento, prumadas desalinhadas ou eixos desencontrados, por exemplo, implicarão sérios problemas funcionais, que na maioria das vezes deverão ser feitos reparos ou reforços que encarecem ainda mais o custo global da obra. Desse modo, é notória a necessidade da topografia na engenharia civil, e da sua realização ser feita da forma mais precisa possível.