Grandes Engenheiros: Süssekind

Texto: Bárbara Vieira

Nascido no Rio de Janeiro, em 1947, José Carlos Süssekind é conhecido por ser um grande engenheiro estrutural. Graduou-se em engenharia de estruturas em 1969 e em 1970 tornou-se mestre em estruturas e fundações, ambos pela PUC-RJ.

José Carlos Süssekind

José Carlos Süssekind

O engenheiro se destacou no cenário da engenharia devido a importância das obras que participou e, principalmente, devido às estruturas dimensionadas por ele para o arquiteto Oscar Niemeyer.

Süssekind conheceu Niemeyer antes mesmo de se formar enquanto trabalhava como estagiário no último ano do curso de engenharia em um pequeno escritório de cálculo que era responsável pelos projetos do arquiteto. Quando o anterior engenheiro calculista faleceu, coube a Süssekind o contato com Niemeyer que lhe fez uma consulta sobre um projeto e a partir daí surgiu uma grade relação de trabalho e amizade entre os dois.

Oscar Niemeyer e Süssekind

Oscar Niemeyer e Süssekind

Em sua carreira participou de obras como: o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a Cidade Administrativa de MG, a sede da Procuradoria Geral da República, a Linha Vermelha, os 500 CIEPs, o Museu Nacional de Brasília e a Universidade de Constantine, na Argélia.

Sambódromo da Marquês de Scapucaí

Sambódromo da Marquês de Scapucaí

 

Museu Nacional de Brasília

Museu Nacional de Brasília

Além disso, o engenheiro é autor de cinco livros didáticos de análise e cálculo de estruturas, evidenciando o alto grau de conhecimento que possui.

Süssekind ainda exerceu alguns cargos como: professor de Estática das Construções, pela PUC-RJ, de 1970 a 1978, e de Concreto Armado e Concreto Protendido, pelo IME-RJ (Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro), de 1977 a 1987; e trabalhou em empresas como: Projectum, empresa especializada em cálculo estrutural, de 1967 até ser adquirida pela Promon, em 1981, onde foi diretor geral até 1995. Desde então é diretor presidente da Developer S.A. e presidente do Conselho de Administração do Grupo Águas do Brasil.

Cidade Administrativa de MG

Cidade Administrativa de MG