Importância do conhecimento do tipo de solo em uma construção

Texto: Gabriela Jardinni

O reconhecimento do solo é um procedimento essencial para o projeto e a execução de obras de diferentes portes, visto que todas as obras de engenharia se assentam sobre o terreno.

Para o profissional da construção civil o solo é visto, em suas condições naturais, como um elemento de suporte de uma estrutura, isto é, onde são feitas as fundações, e também como material de construção, principalmente, no caso de barragens e de aterros de estradas.

A partir do conhecimento do tipo de solo do terreno em que se deseja construir é possível determinar a fundação mais adequada para a edificação; por isso é sempre recomendável a execução de sondagens para garantir a segurança e até mesmo o barateamento das fundações. As sondagens representam um valor muito pequeno em relação ao custo total da obra, proporcionando fundações bem projetadas, que correspondem de 3% a 10% do custo total do edifício.

A realização da sondagem permite a determinação de requisitos técnicos como os tipos de solo do local e a espessura das camadas do subsolo até a profundidade que se deseja, a condição de compacidade das areias e a consistência das argilas. Através da sondagem também é possível obter informações sobre a ocorrência de água no subsolo.

1

Sondagem no solo  Fonte: http://www.h3d.com.br/imagens/informacoes/servico-sondagem-solo-01.jpg

 

Os tipos de solos mais comuns em terrenos para a construção civil são: arenoso, siltoso e argiloso. A identificação do tipo de solo permite a previsão do comportamento do solo ao receber esforços. Entretanto, não são encontrados na natureza solos formados por apenas um tipo, em geral, é determinada a proporção de cada tipo de solo presente no terreno.

Essa classificação do solo é feita com base na análise granulométrica, ou seja, a principal característica que diferencia os tipos de solo é o tamanho das partículas. A tabela a seguir apresenta os limites das frações de solo pelo tamanho dos grãos:

 

FRAÇÃO LIMITES DEFINIDOS PELA ABNT – NBR 6502/95
Matacão 25 cm < diâmetro < 1 m
Pedra 7,6 cm < diâmetro < 25 cm
Pedregulho 4,8 mm < diâmetro < 7,6 cm
Areia grossa 2 mm < diâmetro < 4,8 mm
Areia média 0,42 mm < diâmetro < 2 mm
Areia fina 0,05 mm < diâmetro < 0,42 mm
Silte 0,005 mm < diâmetro < 0,05 mm
Argila diâmetro < 0,005 mm

 

O solo arenoso é aquele em que a fração de areia é superior a 50%. As areias podem grossas, médias e finas, e têm grãos facilmente visíveis e separáveis, por isso não apresenta coesão. Quando úmido, este tipo de solo atinge uma coesão temporária, mas como apresenta elevada permeabilidade, permitindo que a água circule com facilidade entre os grãos, ele seca rapidamente.

2

Terreno arenoso Fonte: https://www.aecweb.com.br/tematico/img_figuras/maquinas-sobre-a-areia$$11442.jpg

 

Esta característica pode ser ilustrada pelos famosos prédios inclinados da beira da praia de Santos-SP, onde o subsolo é formado por uma camada superficial de areia que recobre uma extensa camada de solo argiloso, muito compressível. Além de terem sido construídos com fundações superficiais, a grande quantidade de construções na área provocou um aumento na carga sobre o solo e o rebaixamento do lençol freático, de forma que o terreno perdeu água, podendo provocar trincas na construção devido ao recalque sofrido.

O peso dos grãos de areia influencia no comportamento de estradas feitas em terreno arenoso, visto que são suficientemente pesados de forma que a passagem dos veículos não os movimenta, por isso essas estradas não fazem poeira no período seco e nem atolam no período chuvoso.

O solo siltoso é aquele em que predomina a fração de silte. Apresenta grãos finos, pouca ou nenhuma plasticidade e baixa resistência quando seco. Por causa destas características, as estradas construídas com este tipo de solo formam “barro” na época de chuva e geram muito pó no período seco, apresentando comportamento intermediário entre as areias e as argilas. Cortes feitos em terreno siltoso não têm estabilidade prolongada, sujeitos à erosão e à desagregação natural, se tornando inviáveis em alguns casos por exigirem maiores cuidados para se manter.

 

Terreno siltoso Fonte:http://s2.glbimg.com/lHVxHGtbNi8ypJ0Y3owxGnIT1GE=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/24/silte_secando.jpg

Terreno siltoso
Fonte:http://s2.glbimg.com/lHVxHGtbNi8ypJ0Y3owxGnIT1GE=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/05/24/silte_secando.jpg

O solo argiloso é formado por partículas invisíveis a olho nu com alta coesão. A argila possui elevada plasticidade e resistência quando seca, isto é, quando umedecidas suficientemente podem ser trabalhadas e sofrer deformações sem apresentar fissuramento, e quando secas formam torrões difíceis de serem desagregados com a pressão. Este tipo de solo também é caracterizado pela alta impermeabilidade, o que torna a argila, devidamente compactada, o material mais favorável para a construção de barragens de terra.

Terreno argiloso Fonte: http://www.mistersabido.com/wp-content/uploads/2014/06/solo-argiloso.jpg

Terreno argiloso
Fonte: http://www.mistersabido.com/wp-content/uploads/2014/06/solo-argiloso.jpg

 

Conhecidas as características do terreno, a fundação deve ser planejada para que as cargas da estrutura sejam transmitidas às camadas de solo e que elas sejam capazes de suportá-las sem ruptura, preocupando-se para que a execução das fundações não cause danos às estruturas vizinhas.